2012年11月20日火曜日

De casa para a escola. Da escola para casa.



  Como deve ser de conhecimento geral, os estudantes japoneses do primário vão à escola em grupos. Estes grupos se chamam tsuugaku dan (通学団) e são divididos por ruas e regiões onde moram os alunos. No grupo, tem um líder, chamado hanchou (班長), que geralmente é um aluno mais velho, da 5ª ou 6ª série e que vai guiando e tomando conta das crianças menores desde o lugar marcado para se encontrarem de manhã até a volta para casa. Desde pequeno, já se ensina essa coisa de que o mais velho deve cuidar do mais novo e o mais novo deve obedecer o mais velho. E, isso vai acompanhá-los pela vida toda.
   Além dos senpais (veteranos), há outras pessoas do bairro que ajudam também a observar e tomar conta para que as crianças cheguem em segurança até a escola. Geralmente, quem ajuda são os velhinhos da região, sempre como voluntários ou os membros do PTA (Associação de Pais e Mestres).
  No ginásio, os alunos vão sozinhos ou com colegas da turma, mas, muitas vezes a escola fica distante e, eles são instruídos a ir de bicicleta. Aliás, o modelo e tipo de bicicleta também é estipulado pela escola. 
   
  Os alunos são proibidos de parar em lojas e shoppings durante o trajeto de casa para a escola e vice-versa. No ginásio a regra é a mesma e ainda mais rígida! Quando os alunos são flagrados parados muito tempo perto de alguma loja, geralmente lojas de conveniência, alguém da vizinhança já liga para a escola e o professor é obrigado a ir lá dar uma bronca na molecada. Já vi alguns casos em que a polícia entrou na estória, porque tinha um grupo de alunos, com uniforme da escola, matando aula na frente de uma loja de conveniências. Estudante de uniforme perambulando pelas ruas em horário de aula é caso de polícia!!!Imagina aí no Brasil, gente?? O Bope indo pegar os alunos que matam aula por aí. No Brasil seria motivo de piada, mas aqui, não. Imaginem a cena...
  

     Vamos ver o vídeo para saber como as crianças vão para a escola.

Um abraço e até a próxima!!!
   
 

0 件のコメント:

コメントを投稿