2012年11月16日金曜日


 O material dos alunos e os livros didáticos


  O material didático é oferecido pela escola. E esses livros textos são gratuitos. Quando você se depara com um desses livros, você até fica surpreso, por causa do tamanho deles. Geralmente são finos e não grossos, como os que estamos acostumados no Brasil. Além disso, há os livros de exercícios e outros complementares, como atlas, etc. Estes livros complementares e caderno de exercícios não são oferecidos pela escola. Então, fica sob a responsabilidade dos pais.

Além disso, as crianças são intruídas a levar pouco material. Sabe aqueles lápis lindinhos com a Hello Kitty, One Piece e outros?? Bem, melhor não encher o estojo deles com essas coisas. Os professores preferem que os alunos usem lápis simples e, de preferência, devem ter somente de 2 a 3 lápis no estojo. Além disso, uma borracha, um lápis de cor vermelha (para corrigirem os exercícios) ou sublinharem algo importante e régua. Com o passar dos anos, outros materiais são pedidos, como compasso, esquadro e outros. Esses materias extras também devem ser arcados pelos pais.
   Como os alunos terão aulas de música desde o 1ª ano, a escola indicará aos pais quais intrumentos devem ser comprados. Mas, nunca é nada muito caro. E, caso o aluno já tenha algum desses instrumentos em casa que fora utilizado por um irmão ou parente, poderá usá-lo também.

   A escola instrui os pais a não permitirem que seus filhos levem nada além do estrictamente necessário para as aulas. Levar comida, lanche, sanduíche, doces e guloseimas está fora de cogitação. Levar jogos, brinquedos, revistas, dinheiro e outros para o colégio também é proibido.
   As crianças costumam levar todos os dias uma garrafa térmica para a escola chamada Suitou (水筒). Nessa garrafas, as únicas bebidas permitidas são água e chá.

   

   Vou contar um caso engraçado para vocês. Uma amiga filipina, que hoje trabalha comigo e criou seus filhos aqui no Japão, disse que não sabia nada sobre só poder levar água e chá. Aí, um dia, sentiram aquele cheiro de chocolate quando o menino abriu a garrafa na sala. Todos perceberam que se tratava de achocolatado. E, a professora, gentilmente, entrou em contato com a mãe e explicou que esse tipo de bebida não era permitido na escola. Então, minhaa amiga pediu desculpas e passou a mandar só água ou chá.

  Além destes itens, esqueci de falar dos kits que são utilizados no primário: kits de pintura e matemática. Esse kit de matemática é excelente e ajuda muito a criança a entender a lógica dos cálculos. Muito bom mesmo. É como se a criança aprendesse brincando. Além disso, tem o kit de pintura para as aulas de artes. Esses kits geralmente ficam na escola, na sala do aluno.

Um abraço e até a próxima!!
   
  

0 件のコメント:

コメントを投稿