2012年11月27日火曜日

人権週間 - A Semana dos Direitos Humanos no Japao


Onde trabalho, todos os funcionários da Secretaria de Educação têm acesso a um sistema online, uma espécie de fórum, onde são postados os avisos de eventos do mês, comentários, calendário, etc. Lá tambem se tem acesso ao quadro de funcionários e dá para saber quem está trabalhando no dia, quem está de folga, quem tem alguma reunião fora, etc. Ou seja: Privacidade zero, mas super normal aqui no Japao.
  E, semana passada, um dos posts era sobre o famoso Jinken Shuukan (人権週間Semana dos Direitos Humanos), que sempre acontece em novembro. Antes de eu entrar no assunto principal, quero explicar um pouco o que é e o que se faz nessa semana de direitos humanos. Durante uma semana, a escola (ginasial) convida vários palestrantes representando as minorias aqui do Japão ou pessoas cujos direitos humanos foram violentados.

Geralmente, o carro-chefe são pessoas com necessidades especiais e estrangeiros. Eu mesma, já fui várias vezes falar para a garotada sobre como é ser estrangeiro aqui no Japão e sobre a discriminação contra estrangeiros.      Graças a Deus, todas as vezes eu fiquei muito satisfeita com o resultado. Uma vez, contei sobre os japoneses sempre evitarem sentar do meu lado no trem e que, apesar de ficar triste com isso, eu entendia o porquê de eles não sentarem. O problema não está no estrangeiro em si, mas neles mesmos. Sim, porque eles tem baixa-estima e não são um povo comunicativo. Além disso, eles morrem de medo (sim, medo mesmo!) de falar outro idioma e do que as pessoas à sua volta vão pensar dele se o virem falando outra língua. E, por último, eles acham que todo estrangeiro NÃO entende japonês. Afinal, na cabecinha deles, nihongo só é falado do Japão! Como alguem com uma cara não-oriental vai falar japonês?
Então, soma tudo isso e imagina o pânico dentro da cabeça do japa!!! Deu para imaginar?
E, neste dia, depois que terminou a palestra duas meninas vieram falar comigo pessoalmente, algo que me deixou muuuito feliz. Elas disseram que muitas vezes já tinham feito isso, mas que só pensaram nelas e, nunca no que o estrangeiro poderia sentir, se isso magoaria ele ou não.

Mas, o que eu quero abordar aqui hoje não é a questão da discriminação, pois isto já está sendo tratado no meu outro blog, o Tabibito (tabibitosoul.wordpress.com). Mas, sim, uma mensagem que li lá no fórum da secretaria de educação da minha cidade, a qual foi publicada por um dos diretores das escolas que visito. Vejam o que ele escreveu:
  Ultimamente, tenho percebido o quão ruim é o linguajar de certos alunos e também professores dentro da escola. Alguns professores fazem questão de criticar os defeitos do aluno na frente de todos. Algumas vezes, também, os chamam por algum apelido o qual o aluno não gosta e não quer ser chamado. Gostaria muito que refreiassem este tipo de comportamento que tantos danos à personalidade do aluno.
Se eu já admirava este diretor antes, imagine agora!!!E ele tem toda razão!!Ele ainda usou uma forma muito educada e suave para tratar de um assunto tão sério e o qual tem feito feito vários estudantes tirarem a própria vida! Mais uma coisa para se pensar e muito, nesta semana dos direitos humanos.
Um abraco e ate a proxima!


0 件のコメント:

コメントを投稿