2012年11月20日火曜日

Os vários cumprimentos e rituais dentro da escola


  
  Quando chegam na escola, geralmente os alunos tem um momento de leitura (dokusho jikan 読書時間) na biblioteca ou em sala. Depois disso, eles fazem a forma e os cumprimentos matinais (chourei朝礼) . Esses cumprimentos matinais são sempre feitos pelo encarregado da classe do dia , o chamado nicchoku-san(日直さん). O nicchoku-san seria a versão do ajudante da professora aí no Brasil. É ele quem faz a chamada, inicia e termina os cumprimentos matinais e também na hora de ir embora. Cada dia um aluno diferente executa esta função. Algumas vezes essa forma é feita na quadra da escola, quando o diretor tem algum comentário a fazer ou algum aviso geral.

 
  Aqui as aulas começam com o mantra:
 - Kiritsu! Korekara 1jikan me no jugyou ga hajimarimasu. Rei!Onegai shimasu!
 (起立!これから1時間目の授業が始まります。礼!お願いします!
  Primeiro, o nicchoku entoa este mantra e na hora do onegai shimasu, todos os alunos falam em uníssono. Para quem não está acostumado, parece que estamos num quartel. Muitas vezes eu me pergunto se não estou. Ainda mais quando eles tocam algumas canções cujo estilo é exatamente igual aquelas que eram entoadas na guerra. Hoje, o mesmo tipo de canção é cantada nas escolas da Coréia do Norte! Assustador, não? Em breve falarei da Coréia do Norte e suas escolas modelo aqui no blog. Aguardem!
  Outra coisa que me lembrei agora é que todos os alunos devem esperar pelo professor sentados (mas claro que muitos fazem bagunça enquanto isso, o que é super normal, na minha opinião) e, quando ele chega, todos devem levantam de suas cadeiras para iniciar os cumprimentos. Aqui no Japão, uma coisa que assusta e ao mesmo tempo fascina os ocidentais é o fato de se ter um ritual para praticamente tudo. Nada que diga respeito à religião, mas para eles, essa coisa ritualística é necessária para quase tudo. Por exemplo: Para iniciar a aula, eles precisam entoar aquelas frases todas, antes de comer e depois de comer, eles precisam falar o itadakimasu e gochisousama deshita, e por aí vai.
  
  Vou contar um “causo” para vocês. Certa vez me chamaram para dar uma palestra em uma escola ginasial, para que eu falasse sobre as diferenças entre as escolas do Brasil e do Japão. Aí, no final da palestra, uma aluna perguntou:
  - Lá no Brasil tem também que falar os cumprimentos antes da aula começar?
   Eu respondi:
  - Não, ninguém fala nada antes da aula começar.
  Aí, vem um uníssomo heeeeee!!!, que é o que eles falam quando se espantam com alguma coisa.
    Não satisfeita, outra aluna perguntou:
   - Mas, então, como os alunos sabem que a aula vai começar?
   Aí, eu disse: - Porque o professor simplesmente entra na sala ou porque já está no horário. Aí, ele simplesmente começa a falar, manda abrir o livro na página tal e ..só!
   Mais uma série de heeeee! e pergunta respondida.
   Vamos ver este vídeo onde as crianças fazem os cumprimentos matinais.
 
   Aqui tem outro, de alunos do jardim de infância fazendo os cumprimentos matinais e cantando o hino nacional japonês. Vejam o mini exército!
 *Os cumprimentos matinais também são realizados em empresas, fábricas e órgãos do governo.Se quiser saber mais sobre como são estes cumprimentos matinais, acesse o blog http://tabibitosoul.wordpress.com onde tem um post especial sobre esse assunto.

                      Um abraço e até a próxima!


0 件のコメント:

コメントを投稿