2012年11月14日水曜日

Entendendo como funciona uma escola japonesa - parte 1


Entendendo como funciona uma escola japonesa



Como vocês devem saber, a escola japonesa é divida em Ensino Fundamental (小学校), Ensino Ginasial(中学校)e Ensino Médio (高校), sendo que este último não é considerado parte da Educação obrigatória (義務教育) no país. Mas aí, entra outro problema: Um aluno que só completou somente o ensino obrigatório dificilmente terá chances de arranjar um bom emprego. Sem contar que as empresas pedem, no mínimo, o segundo grau. Mas, isso aí é assunto para um outro post.
 Hoje, quero apresentar primeiro, como funciona uma escola japonesa: suas regras, seu currículo, etc. Vamos lá,então!

   O horário
  

   As aulas começam por volta de 08:15 e vão até umas 16:00. Mas, este horário pode variar. Da 1ª a 3ª série os aluno saem por volta de 14:30  escola. A partir da 4ª série, eles entram no que chamado classes avançadas, então, o horário de saíde gralmente é depois de 15:00. E, quando têm atividades extra-curriculares como bukatsu e kurabu (depois explico sobre isso), elas podem ficar na escola até 17:00 e por aí vai.
 Ou seja: as crianças passam mesmo muito tempo dentro das escolas.
 No ginásio, elas são quase que obrigadas a frequentar o Bukatsu (部活)que são as atividades esportivas (em sua maioria) e extra curriculares (informática, música, trabalhos manuais, etc). Os que praticam o bukatsu (部活) de atividades esportivas são os que ficam mais tempo na escola, pois eles participam de torneios e competições e os treinos são extremamente rigorosos.

  Durante as aulas, os alunos são proibidos de deixar os seus assentos e ir ao banheiro. A não ser, claro, em caso de necessidade extrema. Mas, entre uma aula e outra tem um intervalo de 10 mins e é o suficiente para que eles possam ir ao banheiro e beber água.
   As aulas geralmente têm duração de 50 minutos, porém, alguns dias, eles tem o chamado 40 pun nikka (40分日課), que são as aulas de curta duração, com apenas 40 minutos.
    As aulas vão de segunda a sexta, mas isso aí é algo relativamente novo. Antigamente, as crianças estudavam também aos sábados. Hoje, não Mas, às vezes, algumas atividades e eventos são marcados para o sábado e aí, o aluno necessita comparecer.

  Os alunos que fazem o Bukatsu de atividades esportivas, já não podem se dar a esse luxo, pois os treinos para os torneios também acontecem nos fins de semana e, os torneio, também, em sua maioria, são realizados nos fins de semana.


No próximo post, vou falar da vestimentas dos alunos. Um abraço e até a próxima!
  

0 件のコメント:

コメントを投稿