2012年11月30日金曜日

Kondankai (reunião com os pais) e suas regrinhas


 Tá aí uma palavrinha difícil de traduzir, viu? Kondankai. Geralmente, Kondankai é o tipo de reunião feita nas escolas onde o professor determina um horário para conversar com os pais sobre o andamento do filho na escola. Essas reuniões são particulares. Só entre os pais e responsáveis e, em alguns casos, ccom a participação de algum outro profissional envolvido na educação do aluno, como pedagogas, professora da classe para crianças especiais ou professora da classe para crianças estrangeiras.
  Não sei se temos algo parecido no Brasil, mas se alguém souber, por favor, me conta!
  Bem, o Kondankai dura cerca de 15 minutos e, geralmente, por regra, o professor tece muitos elogios aos aluno e, dificilmente fala algo ruim em relação a ele. Coisa, que aliás, eu não suporto, diga-se de passagem.
  Mas, o que eu quero falar hoje aqui não é do kondankai em si, mas, sim, de algo relacionado a este tema e que me chamou muita atenção.
  Nas escolas onde há muitas crianças estrangeiras, eles disponibilizam de tradutoras e intérpretes para ajudar nas reuniões e traduzir os vários avisos da escola, que não são poucos. Num desses avisos sobre o Kondankai, havia três itens os quais me fizeram pensar em como a escola controla não só os alunos, mas até mesmo os pais. Este tipo de sistema educacional em japonês é chamado de Kanri Kyouiku (Pedagogia do Controle) e nós vamos abordar este assunto melhor, nos próximos posts.
  Mas, vamos ver quais foram os itens que chamaram minha atenção. Não sei como os outros pais brasileiros e peruanos reagem em relação a estas regras, mas, eu, pelo menos, achei bem estranho, apesar de trabalhar dentro do sistema.
 
1.    Nosso estacionamento é muito pequeno. Por isso, pedimos que os pais não venham de carro.
2.    Cada um deve trazer seu próprio chinelo. (como vocês devem saber, aqui no Japão se tira os sapatos para entrar em casa e determinados locais. Na escola, também, se deve tirar o sapato e calçar um chinelo.
3.    Como está muito frio, no momento da reunião podem permanecer com seus casacos. (Para quem não sabe, aqui no Japão se deve tirar o casaco ou sobretudo quando se entra num recinto. Geralmente, porque têm aquecedor, mas...detalhe: Na maioria das escolas, nas salas de aula onde a reunião acontece, NÃO há aquecedores. Ou seja: É um frio de lascar!!!

 

Enfim, esta é a escola japonesa. Regras, regras e mais regras. Para pais e filhos.


0 件のコメント:

コメントを投稿